segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bragança - Carnaval de prós e contras.


Ainda seguindo a linha de noticias sobre o Carnaval 2010, e atendendo a pedidos, chegamos agora em Bragança onde temos um dos mais agitados carnavais do estado e foi onde também o site PORAINABALADA nasceu e começou a conquistar o mundo virtual ganhando a região e o estado.

Conhecido pelas famosas guerras de maizena, os brincantes tomam conta do largo de São Benedito, localizado na Orla do Rio Caeté, e aproveitam a folia por vários dias na programação proposta pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura e Turismo.

De acordo com informações da imprensa, registrou-se o tráfego de, em torno de, 100 mil turistas pela Pérola do Caeté.

A equipe de produção do carnaval 2010, levou para o evento o tema "Vai quem quer e como pode", em homenagem a um antigo bloco de rua da cidade. A diretora de produção e planejamento das secretarias - como é conhecida - Adriana Marques, é quem comanda o evento tornando-se responsável por toda a programação que começa a ser elaborada em torno de 20 dias ou um mês antes apenas.

Blocos de rua, agremiações carnavalescas e muita animação foram os principais ingredientes do carnaval na cidade. A (des)organização do evento, mesmo deixando a desejar, conseguiu contornar os incidentes de sempre. Mas foram os donos de blocos que, comos empre, tiveram que ter jogo de cintura para fazer deste, um dos melhores canavais. No mais, também deixemos créditos à Guarda Municipal e aos Bombeiros pelo excelente trabalho.

Os blocos Super Latinha e Bragafest foram os de maior destaque pela quantidade e animação dos brincantes. Já a escola de samba Os Normais também destacou-se no evento pois arrematou quase todos os titulos dos concursos previstos na programação oficial. Os titulos de "Rainha das Rainhas do Carnaval 2010", "Rei Momo 2010" e "Melhor composição musical" ficaram na posse da escola de samba, apenas o título de "Rainha das Rainhas Gay do Carnaval 2010" ficou com o a representante do bloco Bragafest.

Na programação musical, bandas de sucesso do estado agitaram a galera na Estação Cultural, mas foram as bandas locais que roubaram a cena e mostraram mais uma vez a força e o talento dos grupos da região. Enquanto a Banda Larys e a Banda Universo animavam na Orla, as bandas Pura Malicia e Pé de Cana estremeceram a Estação Cultural. Essa ultima, por sua vez, trouxe uma surpresa para os palcos nesse ano. Além da talentosa vocalista Chiara Britto, o jovem Jaderson Souza voltou ao posto depois de alguns anos afastado, mostrando que já deixou as diferenças e o orgulho de lado e mostrou-se bem a vontade ao lado da parceira de palco com quem já teve sérios problemas pessoais e profissionais - jogada de marketing ou boa vontade, ainda ninguém sabe - mas o jovem empresário surpreendeu a todos pela desenvoltura e capacidade de condução do público. Isso é o que importa. (?!)

Já com relação à infra-estrutura do evento, visitantes e até moradores da cidade, dividem opiniões, na maioria não tão a favor, do que todo ano é feito.

O estudante Antonio Marinho, de 20 anos, ressaltou a desorganização e a falta de infra-estrutura qualificada tratando-se de um dos maiores carnavais do estado. "Estava próximo ao palco e até tinha uma boa visão mas muita gente nem aproveitou a beleza do desfile por não ter espaço pra ficar e pela aglomeração abusiva. Seria ótimo se tivessem, pelo menos, algumas arquibancadas", declara o estudante deixando, inclusive, uma ótima sugestão aos organizadores, muito embora esta já tenha sido sugerida assim como a de sistema de cordeiros para os blocos,

Cheio de prós e contras, o carnaval de Bragança foi uma boa opção, deixando a expectativa para os próximos carnavais que tendem a ser bem melhores a cada ano (Assim esperamo).



-
Agradecimento:
Marcelo Netto pelas informações e Adriana Marques pelas sugestões.

Foto:
Site Oficial da Prefeitura Municipal de Bragança.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário